Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

    Anterior

City Alvalade

 

Arquivo

Cinema de Alvalade

Em Junho de 2003 começou a demolição do Cinema de Alvalade. No seu lugar vai surgir um edifício de oito pisos, destinado a habitação, escritórios e com uma zona de diversão onde serão instaladas 4 salas de cinema, com capacidade para 500 lugares, um bar, lojas e estacionamento público (5 pisos). O novo edifício deveria chamar-se Lumiére, em homenagem aos célebres irmãos franceses pioneiros do cinema. O projecto é do arquitecto Rui Rosa.

O Cinema de Alvalade foi durante décadas um dos símbolos do bairro de Alvalade. Desde que foi encerrado, em 1985 foi arrendado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que no ano 2000 o abandonou. A partir de então o cinema foi alvo de inúmeros actos de vandalismo, servindo nos últimos anos de abrigo a marginais. 

Projectado por Lima Franco, em 1945, inaugurado em 1953, tem no seu interior uma das obras mais importantes da pintora Estrela Faria, cujo futuro é ainda incerto .

(2003)

Cinema de Alvalade

(Avenida de Roma nº 100 e Rua Luís Augusto Palmeirim). Fotografias de Rita Sérgio. Divulgadas por Lisboa Casas Abandonadas

   





 

 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque