Jornal da Praceta

O jornal de Alvalade

Fundado em 2001 

 

   

 

Mobilidade Sustentável, Bicicletas, Trotinetas e Ciclovias em Alvalade

 
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Cicloturismo 

Prazer de passear na cidade ou no campo, de forma saudável, económica e amiga do ambiente.Pode assumir a forma de pequenos passeios, mas também de grandes viagens pelo mundo. A uso da bicicleta proporciona ao viajante um contacto directo e intenso com a natureza e grande mobilidade nas cidades.O cicloturismo pode ser praticado por todas as faixas etárias, e não exige nenhum requisito físico especial. Por não ser uma competição, cada um determina o momento próprio para o fazer, a duração, o ritmo e objectivos.

O aumento exponencial de praticantes de cicloturismo em Portugal está bem   patente na proliferação de foruns para ciclistas de fim de semana.

 
 

 

 

DICAS DE SEGURANÇA

1. Não realize percursos que estejam acima das sua preparação física ou competências técnicas.  A falta de domínio da bicicleta é um dos maiores riscos, expondo-o a quedas evitáveis.

2. Não ande numa velocidade excessiva, ou pratique manobras arriscadas.

3. Nas estradas pedale encostado às bermas, evitando estradas muito movimentadas..

4. Aprenda a realizar pequenos consertos 

5. Sinalize as suas acções a outros veículos. Assinale com o braço as mudanças de direcção, para que os condutores de outros veículos saibam a manobra que irá executar. Dê prioridade às pessoas que caminham a pé.

6. Use roupas reflectoras. Coloque autocolantes reflectores no capacete e peças do mesmo material na bicicleta.

7. De noite utilize luzes adequadas.

8. Não pendure objectos no guiador, pode desequilibrar a bicicleta ou ficarem presos nos aros, provocando um acidente. 

9. Não use auscultadores afim de poder ouvir o que o rodeia. 

10. Evite circular na direcção do sol quando este está baixo e brilhante.

11. Antes de sair informe sempre alguém do percurso que pretende seguir e da hora que espera regressar.

12. Estude o percurso que pretende seguir, de modo a poder levar o equipamento adequado.

13. Beba muito água. Proteja-se do sol.

Cuidados a ter com a bicicleta antes de sair

14. Travões. Verifique-os antes de sair.

15. Pressão dos pneus. Ajuste-os conforme o seu peso e trilho.

16. Corrente. Verifique se está limpa e sem sinais de corrosão.

17. Ferramentas. Para reparações rápidas, leve consigo uma câmara-de-ar, remendos e as chaves necessárias. 

Cuidados a ter com a bicicleta depois de regressar

18. Limpe a bicicleta. A sujidade pode secar, tornado a limpeza mais dificil.

19. Corrente. Tenha especial atenção à corrente pois acumula muita sujidade.

20. Lubrificante. Aplique na corrente, desviadores, manetes e cabos dos travões. Remova o lubrificante em excesso.

EQUIPAMENTOS 

1. Bicicleta
Escolha o tamanho adequado para a sua altura, para tanto meça o cumprimento da perna, desde o calcanhar até à zona do gancho. As dimensões da bicicleta estão assinaladas com letras: S- quadros com 17 polegadas; M - 19 ; L - 21; XL - 23 polegadas. Verifique se a bicicleta é adequada para o tipo de terreno onde irá pedalar.

2. Capacetes e Luvas próprios para ciclismo
Nunca pedale sem estes equipamentos de protecção, mesmo em estradas e trilhas pouco movimentados.

3. Água e alimentos energéticos
Beba com frequência água. Em percursos superiores a 90 minutos deve ingerir também alimentos energéticos.

4. Acessórios
Leve consigo o material necessário para pequenas reparações.

A Bicicleta na Arte 

A arte moderna está intimamente ligada à bicicleta. No inicio foi um símbolo de velocidade, mas agora é de sustentabilidade do planeta.

Literatura

Excertos da entrevista a David Byrne a propósito do lançamento deste livro:

"P-  Qual é a cidade ideal para um ciclista?

David Byrne - Também não existe um modelo. Se existirem ciclovias para bicicletas, isso é excelente. É importante que os condutores de carros saibam interagir com os ciclistas. Roma, por exemplo, é uma cidade caótica em termos de circulação automóvel, mas magnífica para andar de bicicleta. Nova Iorque, nos anos 80 e 90, era completamente anti-bicicletas. Depois, aos poucos, o panorama foi mudando.

O clima é importante também. Uma temperatura constante faz com que exista mais disponibilidade para pedalar. Lisboa tem isso.

P - Mas Lisboa, topograficamente, é uma cidade difícil.

David Byrne - Não sinto isso, pelo menos no centro, onde parece ser uma cidade amigável para quem quer ir para o emprego a pé ou de bicicleta. Talvez a bicicleta não faça parte, ainda, da rotina das pessoas, mas tenho dúvidas que o problema seja o relevo acidentado. É antes uma questão civilizacional. De aposta na qualidade de vida de cada um.

Muitas cidades americanas não têm altos e baixos pronunciados, mas temos outros problemas mais graves. É uma sociedade de auto-estradas, totalmente pensada para os carros. Os carros são maravilhosos, mas parece-me que dominam as cidades há demasiado tempo." In, Público -Ipsilon, 5.04.2010

 

Urbanista, Bicycles, Art et Culture (Montéal-Québec-Canadá)

Imaginário das bicicletas em contextos urbanos

Artes Plásticas

Arte, Bicicleta & Mobilidade 

A bicicleta como arte e arma revolucionária

Valdinei Calvento, artista brasileiro

Pintura de Andy Singer, 2009, numa nítida inspiração futurista.

Cinema

Uma obra-prima do cinema italiano:

Ladri di biciclette /O Ladrão de Bicicleta, Vittorio De Sica, 1948

Música

Robin Moore - Performance , Get Dirty 

Bicicleta e Consciência Global 

O excesso de automóveis estão a matar as nossas cidades. Em Lisboa, por exemplo, as pessoas foram expulsas dos passeios, os espaços verdes foram reduzidos para alargar as fachas de rodagem para automóveis. Muitos jardins foram transformados em parques de estacionamento. O centro histórico devassado por automóveis degradou-se completamente. Vastas áreas da cidade, a poluição sonora e atmosférica tornou-se um perigo para a saúde pública. Deixou de ser agradável viver nestas condições

A população deslocou-se em massa para os arredores. Entre 1981 e 2008, Lisboa perdeu 41% da sua população. O êxodo continua. A pressão dos automóveis não diminuiu, mas aumentou. A enorme massa dos que foram atirados para a periferia, todos os dias entra na cidade para trabalhar, conduzindo centenas de milhares de automóveis. De manhã e ao fim do dia forma-se longas filas, tornando a vida das pessoas num pesadelo.. 

O mundo está repleto de cidades com Lisboa, onde as pessoas deixaram de ter importância. As consequências globais desta política de motorização total estão à vista: a poluição provocada pelos automóveis e outros veículos motorizados está a colocar em perigo a vida no planeta !. 

É tempo de pensar em outros paradigmas de mobilidade, voltar a dar importância às pessoas. A bicicleta é hoje o símbolo de uma nova consciência global. É silenciosa, não polui e é amiga do ambiente.Como se isto não bastasse, andar de bicicleta faz bem à saúde

Carlos Fontes

Apocalipse Motorizado

Articulações e reflexões para superar a sociedade do automóvel

  
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