DICAS DE SEGURANÇA
1. Não realize percursos que estejam acima
das sua preparação física ou competências técnicas. A falta de
domínio da bicicleta é um dos maiores riscos, expondo-o a quedas
evitáveis.
2. Não ande numa velocidade excessiva, ou
pratique manobras arriscadas.
3. Nas estradas pedale encostado às bermas,
evitando estradas muito movimentadas..
4. Aprenda a realizar pequenos
consertos
5. Sinalize as suas
acções a outros veículos. Assinale com o braço as mudanças de
direcção, para que os condutores de outros veículos saibam a manobra que
irá executar. Dê prioridade às pessoas que caminham a pé.
6.
Use roupas reflectoras. Coloque autocolantes reflectores no capacete e
peças do mesmo material na bicicleta.
7.
De noite utilize luzes adequadas.
8.
Não pendure objectos no guiador, pode desequilibrar a bicicleta ou ficarem
presos nos aros, provocando um acidente.
9.
Não use auscultadores afim de poder ouvir o que o rodeia.
10.
Evite circular na direcção do sol quando este está baixo e brilhante.
11.
Antes de sair informe sempre alguém do percurso que pretende seguir e da
hora que espera regressar.
12. Estude o
percurso que pretende seguir, de modo a poder levar o equipamento adequado.
13. Beba muito água. Proteja-se do sol.
Cuidados a ter
com a bicicleta antes de sair
14. Travões. Verifique-os antes de sair.
15. Pressão dos pneus. Ajuste-os conforme o seu
peso e trilho.
16. Corrente. Verifique se está limpa e sem
sinais de corrosão.
17. Ferramentas. Para reparações rápidas, leve
consigo uma câmara-de-ar, remendos e as chaves necessárias.
Cuidados a
ter com a bicicleta depois de regressar
18. Limpe a bicicleta. A sujidade pode secar,
tornado a limpeza mais dificil.
19. Corrente. Tenha especial atenção à
corrente pois acumula muita sujidade.
20. Lubrificante. Aplique na corrente, desviadores, manetes e cabos dos
travões. Remova o lubrificante em excesso.
EQUIPAMENTOS
1. Bicicleta
Escolha o tamanho adequado para a sua altura, para tanto meça o
cumprimento da perna, desde o calcanhar até à zona do gancho. As
dimensões da bicicleta estão assinaladas com letras: S- quadros com 17
polegadas; M - 19 ; L - 21; XL - 23 polegadas. Verifique se a bicicleta é adequada para o tipo de terreno onde irá
pedalar.
2. Capacetes e Luvas próprios para ciclismo
Nunca pedale sem estes equipamentos de protecção, mesmo em estradas e
trilhas pouco movimentados.
3. Água e alimentos energéticos
Beba com frequência água. Em percursos superiores a 90 minutos deve
ingerir também alimentos energéticos.
4. Acessórios
Leve consigo o material necessário para pequenas reparações.
A
Bicicleta na Arte
A arte
moderna está intimamente ligada à bicicleta. No inicio foi um símbolo de
velocidade, mas agora é de sustentabilidade do planeta.
Literatura
Excertos da entrevista a David Byrne a
propósito do lançamento deste livro:
"P- Qual é a cidade ideal
para um ciclista?
David Byrne - Também não existe um modelo.
Se existirem ciclovias para bicicletas, isso é excelente. É importante que
os condutores de carros saibam interagir com os ciclistas. Roma, por
exemplo, é uma cidade caótica em termos de circulação automóvel, mas
magnífica para andar de bicicleta. Nova Iorque, nos anos 80 e 90, era
completamente anti-bicicletas. Depois, aos poucos, o panorama foi mudando.
O clima é importante também. Uma
temperatura constante faz com que exista mais disponibilidade para pedalar.
Lisboa tem isso.
P - Mas Lisboa, topograficamente, é
uma cidade difícil.
David Byrne - Não sinto isso, pelo menos no
centro, onde parece ser uma cidade amigável para quem quer ir para o
emprego a pé ou de bicicleta. Talvez a bicicleta não faça parte, ainda,
da rotina das pessoas, mas tenho dúvidas que o problema seja o relevo
acidentado. É antes uma questão civilizacional. De aposta na qualidade de
vida de cada um.
Muitas cidades americanas não têm altos e
baixos pronunciados, mas temos outros problemas mais graves. É uma
sociedade de auto-estradas, totalmente pensada para os carros. Os carros são
maravilhosos, mas parece-me que dominam as cidades há demasiado tempo." In, Público -Ipsilon, 5.04.2010
Urbanista,
Bicycles, Art et Culture (Montéal-Québec-Canadá)
Imaginário
das bicicletas em contextos urbanos
Artes
Plásticas
Arte,
Bicicleta & Mobilidade
A bicicleta como arte e arma
revolucionária
Valdinei
Calvento, artista brasileiro
Pintura
de Andy Singer, 2009, numa nítida inspiração futurista.
Cinema
Uma
obra-prima do cinema italiano:
Ladri di
biciclette /O Ladrão de Bicicleta, Vittorio De Sica, 1948
Música
Robin Moore - Performance , Get
Dirty
Bicicleta
e Consciência Global
O excesso de automóveis estão a
matar as nossas cidades. Em Lisboa, por exemplo, as pessoas foram expulsas
dos passeios, os espaços verdes foram reduzidos para alargar as fachas de
rodagem para automóveis. Muitos jardins foram transformados em parques de estacionamento.
O centro histórico devassado por automóveis degradou-se completamente. Vastas
áreas da cidade, a poluição sonora e atmosférica tornou-se um perigo para a
saúde pública. Deixou de ser agradável viver nestas condições.
A
população deslocou-se em massa para os arredores. Entre 1981 e 2008,
Lisboa perdeu 41% da sua população. O êxodo continua. A pressão dos automóveis não
diminuiu, mas aumentou. A enorme massa dos que foram atirados para a
periferia, todos os dias entra na cidade para trabalhar, conduzindo centenas de milhares de
automóveis. De manhã e ao fim do dia forma-se longas filas, tornando a
vida das pessoas num pesadelo..
O
mundo está repleto de cidades com Lisboa, onde as pessoas deixaram de ter
importância. As consequências globais desta política de motorização
total estão à vista: a poluição provocada pelos automóveis e outros veículos
motorizados está a colocar em perigo a vida no planeta !.
É tempo de pensar em outros paradigmas de mobilidade, voltar a dar
importância às pessoas. A bicicleta é hoje o símbolo de uma nova
consciência global. É silenciosa, não polui e é amiga do ambiente.Como
se isto não bastasse, andar de bicicleta faz bem à saúde.
Carlos
Fontes
Apocalipse
Motorizado
Articulações e reflexões para superar a sociedade do
automóvel