Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Arquivo

    Anterior

 

Rainha-Padre Moniz

Alunos à Porta da Escola Secundária Padre Moniz

De Cabo Verde, mais precisamente da Ilha de Santiago, povoação de Calheta de S. Miguel Arcanjo, chegou à Escola Secundária Rainha D. Leonor, em fins de Janeiro de 2003, um apelo: Ajudem os nossos alunos a estudar!

A Escola Secundária Padre Moniz, de onde veio o apelo, é a única escola secundária num concelho com cerca de 19 mil habitantes. No dia 25 de Abril de 2003 vai fazer 25 anos de existência. É frequentada por cerca de 1200 alunos, os quais na sua maior parte tem carências de quase tudo para poderem estudar, nomeadamente de material escolar. É por isso que apelam à solidariedade dos alunos e professores portugueses para que lhes enviem:

Esferográficas, canetas, 

Lápis, borrachas

Material de desenho

Cadernos, dossiers

Dicionários, etc.  

Papel de fotocópias

Este apelo mobilizou de imediato a comunidade escolar. Das intenções passaram à acção e não tardaram a definirem um plano para congregar "boas vontades" na ajuda aos seus colegas de Cabo Verde.  

Em meados dos anos setenta, a maioria das crianças na Calheta de S. Miguel Arcanjo, pouco podia aspirar em termos educativos do que a instrução  primária. 

O Padre Moniz, aqui colocado como pároco desde Outubro de 1973, decidiu alterar esta situação e em boa hora o fez.

Nascido em 1928, na ilha de S. Miguel, nos Açores, tinha uma longa experiência como missionário: 5 anos na Praia, 12 no Tarrafal e 3 em Santa Catarina. Tinha também plena consciência da importância da educação no desenvolvimento de uma sociedade. 

No ano lectivo de 1977/78 organizou um curso de explicações do Ciclo Preparatório. Formaram-se então 4 turmas, sendo 3 do 1º. ano e uma do 2º. ano. Padre Moniz contou então com a preciosa colaboração de 4 professores.

O homem sonha e a obra com trabalho surge. O exito desta iniciativa revelou-se de imediato. O número de crianças e jovens que aí pretendiam estudar não parou de aumentar.

As carências da escola foram-se contudo acentuando. 

Entretanto escolinha acabou por ser reconhecida pelo Ministério da Educação de Cabo Verde, adoptando o nome do seu fundador. 

Em 1994/95, o seu número alunos atingia já os 800 e em 2002/03 acercava-se dos 1200. Se no inicio, o nível de ensino se ficava pelo antigo Ciclo Preparatório, hoje abrange também o 12º ano. 

A boa vontade e em empenho em proporcionar a todas os jovens uma educação tão completa quanto possível, tem esbarrado com a permanente carência de quase tudo. Muitos dos alunos encontram na escola não apenas o ensino que procuram, mas também o apoio socio-caritativo que necessitam. O problema é que o dinheiro quase que mal chega para pagar as despesas fixas, como os vencimentos de todos aqueles que colaboram em permanência com a escola.

É por isso que as campanhas de solidariedade a favor desta escola acabaram por ser um dos meios indispensáveis para a manter e desenvolver. Sem este apoio muitas das crianças não poderiam prosseguir os seus estudos nem a escola poderia ter subsistido.

 

Ilha de Santiago .Calheta de S. Miguel Arcanjo . Escola Padre Moniz . Padre Nuno Miguel . Participantes na Campanha . Entidades Patrocinadoras .

 
 

Foto: Lúcia

Ilha de Santiago, Cabo Verde 

A ilha de Santiago é a maior e a mais populosa ilha de Cabo Verde. Aqui se situa o seu principal núcleo histórico (a Ribeira Grande ou Cidade Velha), mas também a capital do país - Praia. Num dos seus extremos, fica a povoação do Tarrafal, onde existiu em tempos um campo de concentração salazarista para presos políticos. No interior da ilha, num dos seus concelhos mais pobres fica a paróquia de S. Miguel Arcanjo, onde se situa a Escola Padre Moniz.

 

 

Foto: Lúcia

Calheta de S. Miguel Arcanjo

 

 

Foto: Lúcia

Calheta de S. Miguel Arcanjo

 

 
 

Foto: Lúcia

Padre Nuno Miguel, o director da Escola Padre Moniz

 

 
   
   





 

 

Entrada

 
 
 
 
 
   
   
    

Descubra as Novidades nas Diferentes Secções 

Nove contos originais estão à sua espera no Jardim Infantil