Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

 Poluição

Anterior

Eco Pontos

Contentores = Lixeiras Concentradas

Os contentores, as ruas, os recantos dos prédios, qualquer sítio em Lisboa transformam-se de dia para o outro em lixeiras. O hábito de o fazer, uma vez adquirido é dificilimo de mudar. Veja-se este caso na Rua Afonso Lopes Vieira. Durante anos a CML colocou no local três contentores, um para papel, outro para embalagens e um para vidro. O lixo acumulado em volta dos contentores era tanto, que a CML decidiu ter no local apenas o contentor do vidro. Nada mudou. Junto ao vidrão, continuou a ser despejado todo o tipo de lixo. As fotografias que mostramos reportam-se a 2007 (três contentores), 2014 e 2019, com apenas um contentor. O local que fotografamos foi sempre o mesmo, para melhor pudermos observar as diferenças de comportamento dos moradores. Repare como é dificil mudar hábitos adquiridos. Os anos passam e os maus hábitos persistem.

2007

Imagem ilustrativa dos lixo que habitualmente se forma em volta dos contentores, recolhida na Rua Afonso Lopes Vieira (2007)

2014

Contentor de Vidro. Rua Afonso Lopes Vieira, Alvalade (2014).

Na imagem é possível ver  uma família normal do bairro de Alvalade, que aproveita um domingo soalheiro (19/4/2014, pelas 17:45), para transportar todo o tipo de lixo para a via pública, sujando a zona em redor de um contentor de vidro. Uma criança (de costas), participa nesta operação conduzida pelos encarregados de educação. Na altura deixamos a pergunta: Contra estes exemplos em "casa" que podem fazer os professores nas escolas ?

Os moradores que vêm as entradas das suas casas transformadas em lixeiras colocam avisos, protestos contra os porcos, mas sem grandes resultados.

 

2019

Voltamos ao mesmo local cinco anos depois, para verificarmos possiveis mudanças de comportamento. Nada se mudara. O vidrão aparecia agora rodeado de caixotes de cartão, uma máquina de lavar, uma banheira e muitas outras coisas que a fotografia não documenta. Como se não fosse suficiente, alguém que anda a fazer obras, resolveu marcar o passeio com sacos de entulho... Foto: 19/11/2019

 

 

Esta prática imprópria de pessoas que partilham um espaço comum urbano, está amplamente difundida em Alvalade, mas frequentemente também é estimulada por quem devia de punir os infractores e dar o exemplo.

Muro da Escola EB1 Santo António, Alvalade (2014).

Os professores  desta escola têm procurado sensibilizar os pais dos alunos para a importância da higiene pública.Neste caso, a situação é agravada pela falta de limpeza da área envolvente por parte da CML/Junta de Freguesia de Alvalade.

As escolas à volta das quais se formaram lixeiras fazem murais, usando símbolos policiais com idênticos propósitos, mas nada resulta.

 
 

Imagem recolhida na Avenida de Roma, mesmo em frente da Escola Eugénio dos Santos e do antigo Cinema Alvalade.

 
 

Imagem recolhida mesmo à porta do Conselho Nacional de Educação, no Campo Grande. Os digníssimos conselheiros são desta maneira recebidos por uma guarda de honra de caixotes do lixo.

 
 

 

O lisboeta está longe de primar pelo asseio na via pública, mas os serviços encarregues da recolha do lixo não ajudam nada a melhorar estes hábitos ancestrais.

Talvez por tudo isto os locais onde existem contentores no bairro de Alvalade estão transformados em autênticas lixeiras, onde é frequente verem-se ratazanas.

 

 
   
   
 
 

Entrada

 
 
 
 
 
   
 

Tenha Vergonha. Não Suje as Ruas*