Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

    Anterior

Urbanismo ou Atentados Urbanos ?

Lisboa. As imagens falam por si sobre a cidade que está a ser construída. 

Sob um ponto de vista estético, para uns trata-se das consequências inevitáveis da entrada na modernidade e o fim da Lisboa "pitoresca" e "rural" herdada da ditadura salazarista. 

Para outros, o problema é de simples mau gosto e insensibilidade às questões urbanas. Há ainda um grupo que afirma que a questão é de outra natureza, trata-se casos onde se espelha a mais completa submissão dos serviços da Câmara Municipal de Lisboa aos lóbies da construção civil. 

Chafariz de Entrecampos

Em 2004 fizemos uma ampla campanha para denunciar o que a CML, em colaboração com a antiga Junta de Freguesia de Alvalade estava a fazer a este interessante monumento. Como veremos muita coisa mudou, mas temos dúvidas se para melhor.

/

O Chafariz de Entrecampos, datado de 1851, era  o monumento mais emblemático da antiga Freguesia de Alvalade. Por este local passava uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa. Este chafariz não apenas se destinava aos moradores da zona, mas a todos os viajantes que por aqui passavam. 

A intervenção da Câmara Municipal de Lisboa neste local é reveladora da forma como actua em toda a cidade:

 - Promoveu a descaracterização da envolvente do monumento ! Aquilo que era um espaço com um identidade própria evocativa de um percurso bem conhecido na história da cidade, foi transformado num local incaracterístico.

O que resta do Chafariz de Entrecampos foi está hoje transformado num depósito de automóveis, local de cargas e descargas. 

A perspectiva mais ampla do Chafariz de Entrecampos, só se pode ver no meio do lixo e de entulho de obras.

Encravado entre construções incaracterísticas, o que resta do Chafariz de Entrecampos está transformado num campo de jogos 

Mesmo por detrás do muro do Chafariz de Entrecampos, o visitante deparava-se com um espectáculo tipicamente  lisboeta: uma lixeira, onde não faltam também automóveis e "jeeps" do último modelo...

Estamos perante o monumento emblemático da Freguesia de Alvalade. A fotografia diz tudo sobre a forma como autarquia trata o património da cidade.

Apenas em Janeiro de 2016 a CML se dignou limpar o local !

O vasto património da Freguesia de Alvalade (criada em 1959), ainda está por estudar e classificar, o que não é o caso da Chafariz de Entrecampos. A sua construção data de 1851, e foi realizada pela CML, tendo para a mesma contribuído os moradores deste local. Localizava-se então numa das principais artérias de entrada de Lisboa. Na parte inferior pode ver-se um grande tanque para os animais beberem. Em 1993 as suas paredes  foram forradas a azulejos de muito discutível qualidade.  

Carlos Fontes

   





 

 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque