Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

Eleições Autárquicas - 2001

   Anterior

 

Programa do PSD/PPM para a Junta de Freguesia do Campo Grande

 

.

Projectos

- Criar um serviço domiciliário que permita às pessoas com dificuldades de deslocação tratarem assuntos relacionados com a Junta de Freguesia

- Criar um gabinete e uma linha telefónica de apoio ao cidadão

- Defender o conceito de segurança de bairro promovendo o reforço do efectivo da Polícia Municipal

- Estabelecer acordos com Farmácias que possibilitem a entrega ao domicílio de medicamentos a quem não se possa deslocar.

-Elaborar programa de apoio ao domicílio a idosos, para combater a solidão e o abandono, com recurso ao serviço de voluntários.

- Dar apoio à prevenção e toxicodependência através de campanhas de informação e estabelecer protocolos com entidades públicas competentes.

- Encontrar alternativas de estacionamento na freguesia, promovendo a construção de parques ouvindo sempre os moradores.

- Garantir passeios livres para os peões, através de pilaretes de protecção.

- Desenvolver um programa inovador de ocupação de tempos livres das crianças através da criação   de ATL`s.

- Reabilitar o Jardim do Campo Grande, recuperando as instalações desportivas existentes, criando novos espaços de lazer e promover a construção de novos acessos.

 

Comentário

Da leitura deste Programa Eleitoral que é assumido por uma "equipa jovem", ressaltam três preocupações fundamentais:

 

a) os idosos ( uma larga percentagem dos moradores da freguesia);

 

b) o binónimo segurança-toxicodependência ( um flagelo que atinge duramente o Campo Grande). 

 

c) Os espaços verdes e os passeios para peões. Tratam-se de três ideias consensuais e que encontram eco nas 53 freguesias da cidade de Lisboa. 

 

O único ponto específico do Programa está nas referências ao Jardim do Campo Grande, onde se refere o estado de degradação dos equipamentos existentes e a necessidade de os reabilitar. Trata-se de um ponto que revela alguma sensibilidade para os espaços que definem uma possível identidade da freguesia.

 

Neste programa estão, contudo, ausentes outras grandes problemas do Campo Grande: 

 

a) Degradação do "bairro das caixas", em particular dos seus logradouros. A tendência é para a proliferação de construções clandestinas e a transformação de todo o espaço disponível num enorme bairro de  barracas;

 

 b)Comunidade cigana da Rua das Murtas, encontrando meios de apoiar a sua integração social, nomeadamente das crianças e jovens

 

d) Degradação do património local, não apenas dos edifícios isolados, mas o excelente conjunto urbanístico do "Bairro de Alvalade" (células I e II). Há que encontrar formas de estudar, divulgar, preservar e reabilitar. A experiência demonstra que só se preserva aquilo que se conhece; 

 

d) Disfuncionamentos entre a Freguesia e a Universidade, de modo a valorizar os campus universitários aqui existentes;

 

 e)Anomia social. Uma dos problemas mais sentidos neste bairro e que é potenciadora de comportamentos violentos e de ruptura social. O incentivo às praticas associativas locais, pode neste ponto, contribuir para a minorar, mas também o desenvolvimento de ocupações recreativas e culturais para os jovens, de modo a promover o seu enraizamento local;

 

  g) Visão casuística sobre o estacionamento nesta zona da cidade. É preciso acabar com a forma aleatória como se pensa e se apoia a construção de parques de estacionamento na cidade, e em particular na freguesia. Este expediente só tem servido aos especuladores e a todos aqueles que estão envolvidos no negócio da sua construção. Os problemas de estacionamento persistem e até se agravam; 

 

h)Obscuras relações da  Junta com a Associação Auto-Parque da Rua José Lins do Rego. Impõem-se um rápido esclarecimento deste assunto, sobretudo agora que o vereador que deu andamento ao mesmo (Machado Rodrigues)  aparece alegadamente envolvido em actos de corrupção. Estamos perante matéria susceptível de uma intervenção por parte da Procuradoria Geral da República.

 

Apesar da ausência de resposta para alguns dos problemas apontamos, estamos perante um programa susceptível de promover a reflexão sobre a freguesia que temos e a que pretendemos construir. Aspecto fundamental que deve pesar na escolha dos candidatos nestas eleições.

Programa do PSD/PPM à Junta de Freguesia de Alvalade

Projectos:

- Actividades viradas para a 3ª. Idade (passeios e convívios); incremento do apoio às instituições de carácter social, nomeadamente do centro Paroquial  S. Imaculada Conceição.

 

- Recuperação e manutenção dos espaços verdes; arruamentos e pavimentação dos pisos do Bairro das Estacas.

 

- Respeito escrupuloso dos prazos de execução da obra da linha férrea e manutenção das condições ambientais existentes. Defesa do número de lugares de estacionamento existentes antes das obras, na Avª.F.M.Contreiras, Inf.D. Pedro e Avª.Gago Coutinho.

 

-Conseguir a colocação de parquímetros em toda a freguesia.

-Atribuição de bolsas de estudo e subsídios escolares, desenvolvimento cultural para a 3ª.Idade (pintura) e apoio às Colectividades Desportivas.

 

- Reforço da iluminação, do policiamento e da sinalização junto das Escolas e da travessia de peões, nomeadamente na Avª. dos EUA.

-Incremento no apoio à recuperação das habitações degradadas.

-Pressionar a CML para a construção de um mercado fixo e coberto para as actuais vendedoras na Vila Afife   

- Estudar com a CML, novos parques infantis, solicitar aos CTT uma máquina de venda de selos (Avª.F.M. Contreiras/R.Guilhermina Suggia).

-Construção de instalações novas para a Junta de Freguesia, com um Centro de Dia e Posto Médico.

Comentário

Este programa procura passar a ideia que os candidatos estão atentos não apenas às grandes questões do bairro (as casas degradadas), mas também aos pequenos problemas de mais fácil resolução ( a máquina para a compra de selos). Três ideias a destacar:

 a) Os Idosos.Passeios, convívios e activides recreativas são as três receitas milagrosas;

  b)  Os Peões. Travessias aéreas e sinalização das passadeiras de peões são as propostas apresentadas. Assume-se neste capítulo um compromisso: resolver o problema da travessia dos peões na Avª. EUA. É urgente acabar com este problema que tantas vítimas já fez. 

c) Limpeza e pequenos melhoramentos  nas ruas. O bairro está consolidado em termos de edificações. Não se trata desde há muito de construir mais, mas de conservar e melhorar o que existe. Esta é a proposta desta lista.

Numa freguesia com as características de Alvalade é apesar de tudo, um programa muito limitado, nomeadamente no campo cultural. Nem uma palavra é dita sobre o importante património arquitectónico que aqui existe, e a forma como está a ser descaracterizado e destruído. O Bairro das Estacas é, neste aspecto, um dos muitos exemplos que pela negativa poderiam ser apontados.

Nenhuma proposta é apresentada para divulgar, em termos locais, os equipamentos culturais que o município possui no bairro, como o Teatro Maria ou a Biblioteca Municipal. 

As limitadas condições em que funciona a Junta, foram eventualmente, um factor impeditivo de uma visão mais ampla que o bairro carece.

Em todo o caso, este programa permitem vislumbrar uma dada concepção de cidade e de freguesia, permitindo uma escolha fundamentada dos candidatos. 

Programa do PSD/PPM para a Junta de Freguesia de S. João de Brito

Projectos

- Propomo-nos continuar a melhorar o trabalho desenvolvido nos últimos 4 anos;

-Concretizar iniciativas de Acção Social que combatam a solidão das pessoas, o desemprego e a exclusão social;

-Promover actividades culturais e apoiar as diversas instituições existentes;

- Colaborar activamente com as Colectividades Desportivas;

.- Apoiar as iniciativas das instituições de serviço à comunidade e das Escolas públicas e privadas:

- Realizar e apoiar acções especialmente destinadas aos jovens, para ocupação de tempos livres;

- Pugnar pela requalificação do espaço público, nomeadamente "O Bairro de S. João de Brito" e a "Quinta do Narigão".

- Articular com as forças policiais medidas e iniciativas  para defesa da segurança das pessoas.

Comentário

Estamos perante um programa de continuidade, onde aparecem subtilmente os grandes grandes temas desta campanha eleitoral, como a exclusão social, a segurança e a requalificação do espaço público. Três grandes preocupações:

 a) a solidão. O bairro está envelhecido. Regista-se um número crescente de situações dramáticas de idosos completamente abandonados.

 b) a pobreza e a marginalidade. Na franja norte da freguesia  os problemas sociais são gravíssimos, e exigiriam só por si todo um programa específico. Estamos perante uma verdadeira situação onde abunda a pobreza, a exclusão social, a droga e a marginalidade.

 c)a insegurança. Embora a freguesia seja relativamente segura, são todavia muitos os assaltos ligados à pequena delinquência nas imediações das escolas públicas. Na sua maioria estas ocorrências nem sequer são comunicados à Super-Esquadra do Campo Grande.

Apesar de bem articulado são várias as lacunas deste programa, tais como :

- A crise em que vive o pequeno comércio do bairro; 

- A decadência do mercado de Alvalade;

- A escassez de lugares de estacionamento no bairro;

- A destruição do património local ( ex.Cinema de Alvalade); etc.etc.

Em todo o caso, estamos perante um programa que permite vislumbrar uma dada concepção de cidade e de freguesia. Elementos fundamentais que devem pesar na escolha dos candidatos.

 
   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque