Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito  )

Breve Cronologia da Freguesia de Alvalade em Lisboa

 

 

    1960 -2017 . 1323 -1959

 
1961

Cidade Universitária

Inauguração da Reitoria da Universidade de Lisboa da autoria de Pardal Monteiro. Este é o 2º. conjunto universitário de Lisboa no século XX, o 1º. foi o Instituto  Superior Técnico (1927-1935). Para além do Hospital de Santa Maria, sobressaem no mesmo a Faculdade de Direito (inaugurada em 1957) e a Faculdade de Letras (inaugurada em 1959), a Cantina "velha" e a Biblioteca Nacional.

Inauguração do Liceu Rainha Dona Leonor, para alunos do sexo feminino. O projecto é da autoria de Augusto Brandão.

1962 Enorme revolta dos estudantes contra a ditadura na cidade universitária.
1963  
1964  É inaugurado o Mercado Norte de Alvalade
1965

Liceu Padre António Vieira

inaugura-se o Liceu Padre António Vieira, para alunos do sexo masculino. O projecto é da autoria do arquitecto Rui d`Authoguia. A sua arquitectura modernista constitui um marco incontornável na renovação das construções escolares da 2ª. metade do século XX.

1968 É criado o Parque de Jogos de São João de Brito
1969 Biblioteca Nacional de Portugal

É inaugurado o edifício da Biblioteca Nacional de Lisboa; Pardal Monteiro foi o autor do projecto.

Teatro Maria Matos

Foi inaugurado a 22 de outubro de 1969. Estava integrado num complexo da autoria do arquiteto Barros da Fonseca, que começou a ser construído em 1963,  qual faziam parte um Hotel (quinze pisos), um Teatro e(Teatro Maria Matos), um Cinema (cinema King). Em 1982 foi adquirido pela CML.

 

1970 Avenida do EUA, 53. O edifício está hoje muito desfigurado por marquises, construções precárias e lixo, mas foi distinguido em 1970 com o Prémio Valmor.

 

1971 É inaugurado o Complexo dos Coruchéus, com 50 ateliers.
1972 Metro

O metro chega a Alvalade, numa altura que o bairro estava já amplamente consolidado. O projecto arquitetónico da estação foi de David Gomes e a decoração de azulejos de Maria Keil. Em 2006 o átrio sul foi completamente remodelado e ano seguinte o átrio norte. O projecto foi de Sanchez Jorge e a decoração em azulejos de Bela Silva, tendo como tema as mulheres, os animais e o jogo de sedução. 

1973 É inaugurada a 12 de Junho a estátua de Santo António na Praça de Alvalade. Foi esculpida por António Duarte segundo risco do arquitecto Antero Ferreira.

O reconhecimento da santidade do lisboeta Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo (1195 -1231), mais conhecido por Santo António ocorreu pouco depois da sua morte. No século XIII já era patrono de cerca de quarenta Igrejas em Portugal.

É inaugurada a Galeria Quadrum, um espaço projectado por Fernando Peres Guimarães.

 

1974 1º. de Maio de 1974. Comício Histórico no Estádio 1º. de Maio.

Inauguração a 1 de Novembro do Centro Comercial Caleidoscópio jardim do Campo Grande. Dez anos depois estava completamente decadente.

1975  É inaugurado o cinema Quarteto, um marco em Alvalade.

Inicio da construção do bairro Fonsecas e Calçada. Trata-se do 1º. bairro de autoconstrução realizado após o 25 de Abril de 1974. Só foi legalizado em 2016.

1976 É Inaugurado o Centro Comercial Alvalade, na altura um dos mais sofisticados de Lisboa. No anos 90 estava completamente decadente, acabando por fechar.  Reabriu em 2013 completamente remodelado.

 

1977 Primeiras eleições autárquicas em democracia.
1978  
1979 Instalação do Museu da Cidade de Lisboa no Palácio Pimenta no Campo Grande.

Creche "A Tartaruga e a Lebre". Construída e equipada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Projecto do arquitecto Vasconcelos Esteves, na Rua Conde de Arnoso.

 

1982 Inauguração do Bairro da Boa Esperança, criado por uma Cooperativa de Habitação.
1983  
1985  Encerra o Cinema Alvalade. Foi usado pela IURD, e em 2000 abandonado. Em 2003 foi demolido, tendo surgido no local o Cinema City Alvalade.
1988 Metro

A linha do metro prolonga-se de Entrecampos à Cidade Universitária. Apenas em 1993 será inaugurada a estação do metro do Campo Grande. A abertura desta estação permitiu ligar duas linhas a que passa pela Cidade  Universitária e a vem da Alvalade.

1989 O comerciante Chaves Caminha doa a sua biblioteca à antiga freguesia de São João de Brito para a criação de uma nova biblioteca em Alvalade. A biblioteca só veio a ser inauguração só ocorreu em 1997.
1990 Cidade Universitária

Dois notáveis edifícios são inaugurados este ano na Cidade Universitária: o novo edifício da Torre do Tombo, cujo projecto data de 1982 e é da autoria do arquitecto Arsénio Cordeiro, M.Sheppard e Cruz A. Nunes e, o edifício da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, cujo projecto data de 1985 e é da autoria de Manuel Taínha.

1991

Arte Pública

Instalação efémera realizada por Xana

junto à Reitoria da Universidade de Lisboa

 
1992  É inaugurado o Lisboa Racket Centre

 

1993 Fonte-escultura do cartoonista Sam no jardim do Campo Grande. O jardim e as esculturas nele existentes começaram a ser alvo de contínuos atos de vandalismo e roubo, sem que se tomassem medidas para por cobro à sua degradação. 

O chafariz de Entrecampos é forrado de azulejos de um inacreditável mau gosto, só possível dada a qualidade dos autarcas da freguesia de Alvalade que na altura financiaram a "obra".

 

1995  O edificio da antiga Fábrica de Lanificios do Campo Grande é vendido à Universidade Lusofona que aqui começa a erguer um orgânico campus universitário.

 

1996  Criação do Centro Paroquial da Igreja do Campo Grande
1997  
1998  Fundação do Centro Cultural Desportivo Estrelas São João de Brito

 

1999 O Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em adiantado estado de degradação, foi fechado pela CML para remodelação. Abriu as portas só em 2005. As construções autorizadas pela CML na sua envolvente colocaram em risco o edifício do museu.

 

2001 Jornal da Praceta

Inicio da publicação do Jornal da Praceta, o primeiro jornal online de um bairro da cidade de Lisboa.

Início da Av. do Brasil em meados dos anos 50. 

No centro da imagem pode observar a quinta onde foi construída a Rua José Lins do Rego, sede do Jornal da Praceta. O primeiro jornal online de um bairro de Lisboa..

A escultura da 1ª. travessia aérea do Atlântico sul da autoria do escultor Laranjeira Santos e do arquitecto António Rodrigues Fernandes, foi transferida da zona de Belém para o Largo Frei Heitor Pinto (2001).

 

2002 A Câmara Municipal de Lisboa e as juntas de freguesia estão totalmente dominadas por bandos de políticos e dirigentes corruptos, que sobretudo depois de 1986, na maior das impunidades se vinham apropriando do erário e património público. O caso do Jardim da Rua José Lins do Rego constitui, neste domínio, um exemplo paradigmático da atuação destes bandos de características mafiosas que dominavam as autarquias.

A cidade universitária, o jardim do Campo Grande e todo o Bairro de Alvalade foram votados ao mais completo abandono.

 

2003 Encerramento da Feira Popular em Entrecampos

A Praça de Alvalade é transformada num enorme estaleiro destinado à remodelação da estação do metro de Alvalade. O estaleiro só despareceu em 2010.

Homenagem a José Pinto Peixoto(1922-1996), investigador  de renome mundial no campo da meteorologia, geofísica e termodinâmica. Escultura de José Laranjeira dos Santos, junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

2004 Comemorações do 1º. de Maio organizadas pela CGTP na cidade Universitária. Voltaram a realizar-se neste local em 2005 e 2006.

 

2006 Retiro Quebra-Bilhas

O histórico retiro do Campo Grande, cuja origem remontava a 1793, encerrou as portas. A Opus Dei, segundo constava ao tempo, pretendia transformar este sítio de comidas e boémia, num retiro mais espiritual. 

As antigas piscinas municipais do Areeiro, na Avenida de Roma, depois de décadas ao abandono por parte da CML fecharam em 2006. Nove anos depois reabriram num novo edificio privado - Complexo desportivo Supera Areeiro, em Julho de 2015. Algo semelhante ocorreu nas piscinas do jardim do Campo Grande, um equipamento público foi privatizado.

Neve em Lisboa. Rua José Lins do Rêgo, 2006

Espectáculo de rara beleza que aconteceu no dia 29 de Janeiro de 2006. A última vez foi no dia 2 de Fevereiro de 1954.

2009 Encerra a Biblioteca Municipal de Alvalade em consequência do seu adiantado estado de degradação.
2010  
2011 Encerrou o cinema Quarteto, um dos espaços mais emblemáticos do Bairro de Alvalade.

Escola Secundária Rainha Dona Leonor. Remodelação da autoria de autoria do Atelier dos Remédios. Prémio Valmor 2011.

A CML cede à Universidade de Lisboa o Caleidoscópio para a instalação de um Centro Académico.

 

2012 "Pórtico" (1995) da autoria do escultor João Charters de Almeida (Lisboa, 1935), trasladado em 2012 da Ribeira das Naus para a Alameda da Universidade de Lisboa.

Inicio das obras de recuperação da zona norte do Jardim do Campo Grande (1 de Setembro).

 

2013 Reforma administrativa na cidade de Lisboa, na sequência da qual surge a nova freguesia de Alvalade que reúne as três antigas freguesias (Campo Grande, Alvalade e São João de Brito).

O Palacete dos Coruchéus, os jardins e Centro de Artes Plásticas foram alvo de importantes obras de requalificação. O espaço estava votado ao mais completo abandono pela CML.

O vereador José Sá Fernandes manda limpar (finalmente) o que restava do antigo bairro de barracas da Quinta do Narigão na Mata de Alvalade.

Encerrou o cinema KING TRIPLEX.

 

2014 No Bairro das Caixas, células 1 e 2 do Bairro de Alvalade, os terrenos sobrantes das construções que aqui foram realizadas pela Federação das Caixas de Previdência, passaram para a CML. Foram realizados novos estudos para a requalificação dos seus logradouros onde abundam lixeiras e construções precárias.

.

2015

 Realização do conjunto iniciativas "LISBONWEEK 2015" que procurou mostrar e promover o potencial cultural existente na Freguesia de Alvalade

LISBONWEEK 2015

10 a 19 de Abril de 2015

Durante 10 dias Alvalade foi palco de várias iniciativas de âmbito cultural e turístico. O roteiro centrou-se em torno de alguns edifícios e equipamentos culturais emblemáticos do bairro de Alvalade:  Museu de Lisboa- Palácio Pimenta, Museu Bordalo Pinheiro, Biblioteca Nacional de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Mercado de Alvalade, Reitoria da Universidade de Lisboa, Complexo dos Coruchéus, Torre do Tombo. Mais

O Jornal da Praceta associou-se à iniciativa LISBONWEEK 2015 e durante o meses de Março e Abril de 2015 apresentou um mar de sugestões e informações para desfrutar e conhecer no Bairro de Alvalade.

2016

O Brasil Aqui Tão Perto

 

Manifestação dos estudantes brasileiros em Portugal contra a tentativa de golpe de estado no Brasil. A manifestação  decorreu durante o IX Seminário Luso-Brasileiro de Direito (29-31Março de 2016), co-organizado por Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e que contou com a presença entre outros, dos senadores Aécio Neves e José Serra. O senador Jorge Vianna (PT), à porta da Faculdade de Direito de Lisboa denunciou as alegadas intenções dos golpistas. 29/03/2016. O que se seguiu no Brasil deixa-nos a todos apreensivos quanto aos próximos tempos neste imenso país lusófono.

2017  
 

Anterior

  Carlos Fontes
 





 

 

Entrada

História local
Guia do Lazer