História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

.

Anterior

 

COMPROMISSO 

CML-MORADORES

 

.

Reunião entre a CML, moradores, Junta de Freguesia e Associação, ocorrida a 18 de Julho de 2001, entre as 18h30 e as 21h30. A reunião foi presidida pelo Presidente da Junta de Freguesia do Campo Grande, Joaquim Rocha Cabral, sendo moderada pelo assessor municipal  Fernando Teixeira, apoiado em cinco funcionários da CML, entre os quais se destacava  a chefe de Divisão de Trânsito; os moradores estavam representados por cinco membros e todos se identificaram; a Associação  estava representada por quatro membros, mas apenas dois se identificaram.

Após um longo debate entre as partes envolvidas, é consensual que:

1.  Os moradores manifestaram sempre de forma inequívoca a sua total discordância quanto à localização da construção de um parque subterrâneo no meio da praceta, por todas as razões que ao longo dos anos tem vindo a apresentar e mais recentemente em diversas exposições e abaixo-assinados entregues na CML e na Junta de Freguesia. 

2. A forma como foi conduzido o processo por parte da CML e Junta de Freguesia foi a mais inadequada. Os moradores não foram ouvidos como a Deliberação 500/CM/94 exigia. Ao longo dos anos, quer uma entidade quer a outra ignoraram os protestos dos moradores e as soluções que estes foram apresentando. As licenças foram sendo passadas atendendo apenas a meras questões burocráticas, sem se ter em conta outros aspectos, nomeadamente os de natureza social ou de melhoria global do estacionamento na área.

3.A Associação Auto-Parque Lins do Rego, evocando razões de confidencialidade dos seus membros, continua a recusar-se a fornecer a lista dos seus associados e o número de lugares que adquiriram, o que impede qualquer verificação e controlo das próprias disposições camarárias, como a eventual transformação de uma associação sem fins lucrativos, numa entidade privada de exploração de parques de estacionamento. CML não tem mecanismos, nem meios para exercer este controlo, tem que confiar na "boa fé" dos membros da Associação.

4. Foi referido por um membro da própria Associação que alguns dos seus aderentes, tendo entrado com dinheiro, não tiveram depois meios para suportarem os encargos que em espiral foram crescendo. O parque que  eventualmente venha a ser construído contará, no entanto, com o dinheiro dos associados que entretanto saíram.

5. A localização do parque na praceta, não resolve os problemas de estacionamento na mesma. O número de lugares que passarão a existir é  sensivelmente o mesmo que foi estabelecido num projecto que data dos anos cinquenta (século XX), facto admitido tanto pela CML, Junta de Freguesia e Associação, o que torna evidente a inutilidade desta obra.

6. A localização do parque na zona, contraria as recomendações camarárias, nomeadamente as propostas que constam no novo Plano Director Municipal, sobre sistemas húmidos. Facto aceite consensualmente por todas as partes. 

7. Foi reconhecido que existem alternativas nas áreas confinantes com a praceta, nomeadamente em terrenos camarários, que permitam construir de forma mais económica, e sem tantos riscos e incómodos para os moradores, possibilitando ainda requalificar terrenos baldios que estão a servir para lixeiras.   

8. A CML mostrou-se disposta a, de imediato, encontrar espaços alternativos para a localização do parque a construir, nomeadamente os acima referidos.

9. A Associação mostrou-se disposta a negociar com a CML os espaços alternativos que esta lhe venha a apresentar.

10. Os moradores  apoiaram esta solução, partindo do princípio que em caso algum a localização do parque seria feita na praceta.

11. Colocada, pela CML, aos moradores a questão se se oporiam à construção de um parque noutro local,  estes não manifestaram nenhum sinal de discordância.

12. Acresce a tudo isto que a localização do parque na praceta, como foi consensual,  irá agravar ainda mais as tensões entre os moradores, sem nenhum ganho significativo para os problemas de estacionamento existentes.

Continua

.

 

...

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

HistóriaCronologiaAlternativas . Estudos Técnicos . Negociatas . Comunicados . CML

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos . Toda a Informação

..      .